Grupo Conviva

Dinâmica de interação para grupos de idosos

É muito importante realizar dinâmicas de interação entre pessoas em um grupo de terceira idade. Além de estimular a percepção e memória dos mesmos, as dinâmicas também ajudam na interação e relações sociais dos idosos. Assim, segue abaixo uma dica de dinâmica que pode ser muito eficaz para quebrar o gelo em um grupo de idosos:

Reúna o grupo em um espaço amplo, formando um círculo com todos os participantes. Para iniciar a dinâmica, use objetos pequenos que possam sere passados de mãos em mãos, como uma bola, por exemplo. Não existe um número exato de participantes, podendo variar entre quatro e vinte. Tente não ultrapassar 15 minutos.

Agora, explique aos participantes como essa dinâmica irá funcionar: será dada a cada idoso a chance de falar um pouco de si e de aprender mais sobre os outros.

Um objeto, como uma bola, será dado a um participante, que deverá dizer seu nome e revelar alguma curiosidade sobre si mesmo; depois, o participante deverá passar o objeto para qualquer outra pessoa do grupo, que deverá repetir o mesmo esquema: nome + curiosidade.

Quando todos já tiverem falado, inicia-se uma segunda rodada. Nela os participantes terão que passar o objeto a alguém e dizer qual o nome daquela pessoa e qual foi a curiosidade que ela compartilhou com todos na rodada anterior.

Repare se os participantes estão prestando a atenção no que os outros falaram, e se conseguem lembrar das informações citadas. Caso algum idoso tenha muita dificuldade na hora da dinâmica, peça para que os outros participantes o ajudem a lembrar.

Lembre a todos sobre a importância de saber ouvir os outros. As vezes ficamos tão preocupados com que o vamos dizer que acabamos nos esquecendo de prestar atenção nas pessoas e lugares  ao nosso redor.

 

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *