Grupo Conviva

Descubra os benefícios que animais de estimação proporcionam aos idosos

Ter contato com animais de estimação faz muito bem para idosos, principalmente para os que possuem algum tipo de demência ou declínio cognitivo. Além de serem uma ótima companhia, os bichinhos ajudam a diminuir o estresse e a solidão dos idosos, motivando-os a praticarem mais exercícios físicos e brincadeiras; também sendo ótimas fontes de segurança e conforto para essas pessoas. 

A interação social é outro benefício causado pelo contato com os pets. Cachorros e gatos têm o poder de aproximar as pessoas em uma simples caminhada pela vizinhança, despertando a socialização e interação das pessoas com o idoso. A comunicação é um importante fator para a saúde cognitiva e emocional do idoso, sendo os animais de estimação bons pontos de partida para o início de uma conversa com vizinhos, amigos ou familiares.

Os animais de estimação também possuem um efeito calmante nos idosos, pois oferecem conforto e baixam o nível de ansiedade dos mesmos. Brincar com os pets ajuda a aumentar os níveis de dopamina e serotonina dos idosos, substâncias responsáveis pelos sentimentos de felicidade e relaxamento das pessoas.  

Além disso, a presença dos pets em casa ou em um ambiente onde o idoso conviva, dá ao local uma atmosfera mais caseira e acolhedora. Por isso, mesmo que o idoso não tenha condições de cuidar de um animal de estimação em sua casa, é importante proporcionar a ele a oportunidade de conviver um pouco com os pets, seja com o animal de estimação de algum familiar, do vizinho ou de um amigo. Muitas vezes o conforto que um bicho de estimação oferece a um idoso é tão importante quanto o carinho de um familiar.

 

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *