Grupo Conviva

Os perigos da desidratação em idosos

A desidratação ocorre quando o corpo usa ou perde mais líquido do que a quantidade que foi ingerida. Esta baixa concentração não é apenas de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos e, quando isso acontece, o corpo apresenta dificuldades para realizar suas funções normais.

As principais causas da desidratação são ingestão de líquidos insuficiente, quadros de vômitos, diarreias e febre, dias de muito calor por causa da transpiração excessiva, e presença de diabetes, por conta do aumento do número de micções e pelo descontrole no uso de diuréticos.

A desidratação pode ser classificada, segundo o grau de gravidade, em leve, moderada e grave. São sinais clássicos da desidratação leve e moderada a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.  Dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem estar associados aos episódios de desidratação. Além desses sintomas, que se intensificam com o agravamento do quadro, nos casos de desidratação grave, podem surgir outros, como queda de pressão arterial, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e morte.

Entre idosos, a desidratação é uma das principais causas de internação, uma vez que este grupo está mais suscetível à ela pois a capacidade do organismo para conservar a água é reduzida, o senso de sede torna-se menos aguçado, e há uma menor capacidade de responder às mudanças de temperatura. Além disso, alguns idosos podem se esquecer de tomar água com a frequência adequada.

Um dos sinais que indicam desidratação em idosos é a confusão mental e agitação, que muitas vezes são confundidaa com comprometimentos decorrentes de demências, o que ressalta à necessidade de atenção à ingestão de líquidos.

Assim, recomenda-se que idosos bebam pelo menos 2 litros de água por dia, ou outros líquidos como sucos naturais e chás, que não usem roupas mais pesadas em dias quentes, evitem bebidas alcoólicas, e que evitem praticas atividades físicas intensas nos momentos mais quentes do dia.

 

#Desidratação #Idosos

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *