Grupo Conviva

Dicas de filmes que falam sobre Envelhecimento

Alguns filmes abordam o tema envelhecimento de forma sensível e que nos leva a refletir sobre o processo que familiares e pessoas podem estar passando, assim como sobre o nosso próprio processo de envelhecer e torna-se idoso.

Por isso, separamos alguns destes filme para ajudar as pessoas a entender as diferentes realidades desta fase da vida, assim como quebrar alguns tabus e preconceitos. Confira:

  1. E se vivêssemos todos juntos? Dois casais e um solteirão convicto: Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne são amigos há mais de 40 anos. Quando a saúde de um deles é afetada e ir para um asilo parece ser o único caminho, todos eles decidem viver juntos em uma mesma casa, criando uma espécie de república para quem tem mais de 75 anos. Um jovem decide fazer um filme sobre o grupo e, então, eles falam sobre tabus da terceira idade: sexualidade, solidão, família e morte.
  2. Amor. Conta a história de Georges e Anne, um casal de professores de música aposentados. Quando ela adoece, o amor deles é colocado à prova.
  3. O Exótico Hotel Marigold. A trama gira em torno de um grupo de idosos britânico que decide passar sua aposentadoria em um luxuoso resort na Índia e acabam descobrindo que a estrutura do lugar não é o que parecia no folheto. Aos poucos, eles acabam descobrindo alguns encantos inesperados do hotel, da cidade e das pessoas.
  4. Garotas do Calendário. Baseado em fatos reais, o filme mostra a história de duas amigas inglesas que têm uma ideia bastante inusitada: para ajudar um instituto onde senhoras executam atividades como tricô e jardinagem a arrecadar dinheiro, elas idealizam um calendário onde estas mesmas senhoras posam nuas.
  5. A balada de Narayama. Um povoado japonês cria uma política voluntária na qual parentes mais novos carregam seus familiares com mais de 70 anos de idade para o topo da montanha Narayama, onde são deixados para morrer.
  6. Antes de partir. conta como dois homens, vindos de mundos bem diferentes, se encontram numa ala hospitalar para pacientes com câncer e percebem que suas diferenças não significam nada diante do destino que os une. Os dois, então, fazem um pacto de realizar todos os seus desejos antes de morrerem.
  7. Elza e Fred. Fred é um senhor recém viúvo e apático que vê a sua vida ser completamente transformada ao conhecer a extravagante Elsa, uma inquietante senhora com espírito jovial e aventureiro. Ela é uma mulher de 83 anos que sonha em conhecer Roma e ele é um homem de 80 anos que começa a viver a vida.
  8. Regresso para Bountiful. Conta a história de uma senhora que, nos anos 40, vive com o filho e a nora num pequeno apartamento em Huston e sonha regressar, antes de morrer, à pequena cidade onde nasceu e viveu seus melhores anos. decidida, ela pega um ônibus e vai atrás do seu passado. tocante e delicado, um dos grandes pequenos filmes do cinema.
  9. O filho da noiva. Ricardo Darin é um homem de 42 anos, que dirige o restaurante fundado pelo pai, sem conseguir escapar de sua sombra. a mãe está internada num asilo, perdendo a memória rapidamente. após um ataque cardíaco, ele começa a ver a vida com outros olhos e aproximar-se de seus pais passa a ser prioridade.
  10. Longe dela. (Gordon Pisent e Julie Christie formam um casal feliz, que tem a vida abalada quando ela começa a apresentar sinais de perda de memórias. ela se interna numa clínica e por 30 dias não poderia receber visitas. quando ele vai vê-la, ela já não o reconhece e está afeiçoada por outro interno. o marido tem que se contentar em passar por seu amigo, enquanto tenta fazê-la recuperar as lembranças. é de cortar o coração. lindo e com interpretações magistrais.
  11. Conduzindo Miss Daisy. Nos anos 50, Miss Daisy (Jessica Tandy), uma senhora judia viúva, já não consegue dirigir, mas se recusa a admitir o fato. Por isso, quando seu filho lhe contrata um motorista, Hoke (Morgan Freeman), ela resiste em aceitar os serviços do novo empregado. Mas aos poucos Hoke ganha seu espaço, bem como a confiança e a amizade da senhora. O filme cobre vinte e cinco anos deste relacionamento, durante os quais os dois se ajudam, dividem sofrimentos (como o preconceito) e superam suas diferenças.
  12. O quarteto. A história mostra a vida de amigos idosos que vivem em um asilo. Todos os anos, no dia 10 de outubro, o grupo se une para celebrar o aniversário do famoso compositor italiano Giuseppe Verdi e, assim, arrecadar fundos para manter o próprio lar. Tudo pode mudar quando um velho amor de um dos moradores retorna, tirando o equilíbrio da casa.
  13. Cocoon. Extra-terrestres vêm à Terra com a missão de recuperar casulos, que são colocados numa piscina energizada. quando um grupo de idosos de um asilo próximo, invade a piscina e depois de nadar, sentem-se fisicamente dispostos e jovens. um filme de Ron Howard feito pensando no público da terceira idade e que fez muito sucesso.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *