Grupo Conviva

Gripe e Pneumonia: entenda as semelhanças e diferenças

No inverno, é comum observarmos casos de idosos com gripe ou pneumonia, sendo esta uma das causas mais comuns de morte entre estes indivíduos. Assim, é importante entender com clareza o que é e como prevenir cada uma delas.

A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias.O vírus é transmitido por via respiratória, em geral pela inalação de partículas infectadas em suspensão no ar. Os sintomas, que costumam durar em torno de 5 dias, são febre acima de 38 graus, tosse, coriza, dores pelo corpo e mal-estar generalizado.

Já a pneumonia se caracteriza como uma infecção nos pulmões. Ela é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante, como bactérias, vírus e fungos nos pulmões. Ela ataca um ou ambos os pulmões, sobretudo quando o sistema de defesa está debilitado por outra causa, como gripe, tuberculose, alcoolismo, fumo, diabetes ou doenças do coração. Os sintomas, no início, são semelhantes aos da gripe, porém podem surgir outros sintomas como dor no peito, falta de ar e catarro amarelado, e são mais duradouros que os da gripe. A pneumonia pode atingir pessoas de todas as idades, porém as crianças e adultos a partir dos 50 anos estão mais propensos.

Para preveni-las, é muito importante lavar as mãos com frequência e evitar locais fechados, abafados e aglomerados. Além disso, a vacinação é essencial pois estimula o sistema imunológico do indivíduo.

Fique atento, pois muitas pessoas confundem início de pneumonia com gripe. Assim, é extremamente importante que um médico ou outro profissional da saúde seja procurado casos os primeiros sintomas apareçam!

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *